São Paulo, sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo é acusado de vender madeira rara para fabricação de instrumentos

Operação Wood Stock prendeu 20 envolvidos na venda de jacarandá-da-baía

CÍNTIA ACAYABA
DA AGÊNCIA FOLHA

A Polícia Federal desarticulou ontem, em seis Estados e no Distrito Federal, uma quadrilha suspeita de extrair e exportar ilegalmente a madeira jacarandá-da-baía, usada na fabricação de instrumentos musicais. Estima-se que, nos últimos quatro anos, cerca de 13 toneladas de jacarandá-da-baía - classificada como ameaçada de extinção- tenham sido exportadas ilegalmente. Ao menos 20 pessoas foram presas, entre madeireiros, comerciantes e policiais militares.
A operação, batizada de Wood Stock, objetivava cumprir 25 mandados de prisão e 67 de busca e apreensão em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí e Distrito Federal.
Segundo a PF, a madeira era extraída principalmente na mata atlântica do sul da Bahia e enviada ao Espírito Santo e Minas Gerais, de onde era beneficiada e exportada. De acordo com a PF, a madeira era transportada com notas frias e exportada por Sedex, principalmente para os EUA. Os integrantes serão indiciados por formação de quadrilha, contrabando qualificado e sonegação fiscal, entre outros.


Texto Anterior: Projeto de Kassab incentiva fachadas novas
Próximo Texto: Administração: Kassab busca R$ 1 bi para construir 500 creches por PPPs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.