UOL


São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Índice

VESTIBULAR

Número de candidatos convocados, 29.561, é recorde; segunda etapa acontece entre os dias 4 e 8 de janeiro

Fuvest divulga lista de aprovados na 1ª fase

DA REPORTAGEM LOCAL

Com o desempenho melhor dos candidatos, a Fuvest bate recorde histórico de convocados para a segunda fase -29.561 (incluindo os treineiros). A fundação divulgou a lista dos estudantes que foram aprovados na primeira etapa do vestibular da instituição. Ela é responsável pelo exame da USP, da Santa Casa de São Paulo e da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. São 8.927 vagas em 85 carreiras.
Entre os vestibulares de 2001 a 2003, o número de convocados subiu de 27.100 para 27.770. No mesmo período, a USP ampliou em 967 o número de suas vagas. Entre o último processo seletivo e o atual, o número de aprovados para a segunda fase aumentou para 29.561, apesar de terem sido criadas somente 216 vagas.
Segundo Roberto Costa, diretor-executivo da Fuvest, o fator que mais influenciou o aumento do número de convocados foi o desempenho dos candidatos na primeira etapa do vestibular.
Na segunda fase, explica ele, a relação candidato/vaga varia de 1,6 a 3. Quanto melhor o desempenho em uma carreira, mais candidatos serão chamados -a relação candidato/vaga aproxima-se de 3. Neste ano, serão, na média, 2,9 candidatos/vaga na segunda fase e, em 2002, foram 2,7. A porcentagem de convocados em relação aos inscritos subiu de 17,2% para 18,7%.
Neste ano, além do melhor desempenho na prova, as notas da primeira fase foram aumentadas pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que vale até 20% da etapa inicial. A nota média subiu de 34,13 em 2002 para 46,8, em 63 possíveis.
A primeira fase da Fuvest foi formada por uma prova de cem testes. As disciplinas cobradas foram matemática, física, química, história, geografia e biologia (12 testes de cada uma delas), português (20) e inglês (oito).
Já na segunda fase, que acontece entre os dias 4 e 8 de janeiro, os vestibulandos serão avaliados em disciplinas específicas de cada carreira, em questões dissertativas, e uma redação.

Nota de corte
O melhor desempenho dos candidatos também refletiu no aumento da nota de corte. Ela subiu em 91,8% das carreiras em relação ao último processo seletivo da Fuvest. A média do crescimento foi de 3,9 pontos.
A carreira de química-licenciatura, que teve o maior crescimento da concorrência neste ano, liderou os aumentos de nota de corte. O número de acertos mínimos foi elevado em 27 pontos -a nota de corte é de 55 pontos em cem possíveis.
Além disso, a pontuação máxima dos candidatos aprovados em cada carreira na primeira fase da Fuvest ficou, na média, 28,3 pontos acima da nota de corte. Em medicina, por exemplo, a pontuação mínima ficou em 78 pontos, e a nota máxima obtida pelos candidatos foi 98. A maior diferença está na área de exatas (31,6 pontos entre a nota mínima e a máxima).

Lista dos aprovados


Texto Anterior: Abastecimento: Justiça suspende construção de represas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.