São Paulo, segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tráfico motiva crimes em Embu-Guaçu

THARSILA PRATES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Na manhã do domingo, 27 de novembro, um dos vizinhos de Tiago Santos Cavalcante, 18, e de sua namorada C.A.S.C, 14, disse ter escutado o barulho da porta da casa do casal sendo arrombada. Ouviu ainda pessoas gritando. Só saiu de casa quando tudo se acalmou. A tempo, porém, de ver a mãe de C. gritar que a filha ainda estava viva. Tiago e C. foram socorridos, mas não sobreviveram.
A morte do casal é mais um dos 29 homicídios dolosos que já aconteceram de janeiro a setembro deste ano em Embu-Guaçu (Grande São Paulo), cidade que lidera o ranking de maior coeficiente de homicídio doloso por grupo de 100 mil habitantes no Estado. Parentes disseram em depoimento que Tiago estava jurado de morte por dívida de tráfico no Jardim Ângela, em São Paulo. A família não comentou o caso.
A proximidade de Embu-Guaçu com bairros violentos da capital, o crescimento populacional desordenado e o tráfico de drogas são algumas causas dos altos índices de homicídios, segundo o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança). O delegado titular da cidade, Leonardo Piglionico Neto, diz que a maioria dos crimes está ligada ao tráfico.
Para prevenir a violência, o Conseg e a Secretaria de Segurança de Embu-Guaçu afirmam que são necessários mais policiais e veículos para patrulha.
O comandante interino do 25º Batalhão de Itapecerica da Serra, major Carlos Gomes de Moraes, afirma que a proposta de criação da 3ª companhia de polícia será encaminhada para o Comando Geral. Segundo ele, o efetivo é dimensionado para atender às demandas de cada município.


Tharsila Prates participou da 40ª turma do Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha, que teve como patrocinador a Philip Morris Brasil

Texto Anterior: São Caetano lidera roubo de veículos
Próximo Texto: Saiba mais: Ranking de crimes usa dados oficiais do governo de SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.