São Paulo, segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Caetano lidera roubo de veículos

LUCAS NEVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Às vésperas de completar 28 anos, o advogado Carlos Augusto Antunes abria o portão de casa, em São Caetano, quando foi abordado por um jovem armado. Quatro dias depois do assalto, em 3 de setembro deste ano, o aniversário foi comemorado sem o celular e o Corolla. ""Acho que é para levar para outro país", especula.
A história do advogado é uma das 929 que fizeram o coeficiente de roubos de veículos por 100 mil habitantes crescer 70% na cidade, na comparação de janeiro a setembro deste ano (675,23) com o mesmo período de 2004 (398,23). Os números colocam a cidade à frente de Santo André na "disputa" pelo primeiro lugar do ranking paulista de coeficientes de roubos de veículos.
Desde que a Secretaria de Segurança Pública passou a divulgar números por município, em 1999, as localidades se alternam no topo da relação. Naquele ano, São Caetano liderou, iniciando uma seqüência que só seria interrompida em 2002. As posições permaneceram inalteradas até 2005.
O delegado titular em exercício de São Caetano, Marco Antônio Álvares, diz que o carro de Antunes pode ter tido um fim diferente do que o advogado pensa: os desmanches das cidades vizinhas.
A posição do município na lista é influenciada por um indicador social positivo: a elevada renda per capita. O site da prefeitura informa que o rendimento anual médio por habitante chega a R$ 38.486,25. ""Muitos moradores de classe média alta têm mais de um carro, mas não podem guardar na garagem dos prédios por falta de vagas", explica Álvares. Para ele, a elevada frota per capita agrava os transtornos causados pelo déficit.


Lucas Neves participou da 40ª turma do Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha, que teve como patrocinador a Philip Morris Brasil.


Texto Anterior: Outro lado: Polícia nega que situação esteja fora de controle
Próximo Texto: Tráfico motiva crimes em Embu-Guaçu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.