São Paulo, segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exame simples dificulta seleção de candidatos

DA REPORTAGEM LOCAL

Professores de cursinho dizem que o nível de cobrança do exame de conhecimentos gerais do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) torna difícil a seleção dos candidatos. Para especialistas ouvidos pela Folha, a prova -composta por 84 questões de teste em sete disciplinas- foi bem elaborada, porém privilegiou a leitura de gráficos e tabelas e não o conteúdo.
"O exame está muito bem feito. Não há defeitos nem margem à dupla interpretação. Mas, das 12 questões de geografia, sete avaliam apenas a leitura de gráfico. Qualquer pessoa, mesmo que não tenha estudado o conteúdo, pode responder. Isso deve atrapalhar na hora de separar os melhores", afirma Vera Lúcia da Costa, coordenadora do Objetivo.
O coordenador da disciplina no Etapa, Omar Fadil, discorda: "Observar mapas e tabelas é uma capacidade que tem de ser avaliada em alunos do ensino médio. A prova cobra bem."
Harley Sato, professor de física do Anglo considerou a prova da disciplina simples. "Os enunciados estavam claros e precisos. Havia apenas duas questões de complexidade média, as demais eram bem simples. Isso faz com que ela não discrimine os candidatos para as carreiras mais concorridas", afirma.


Texto Anterior: Vestibular: Prova da Unesp tem abstenção recorde
Próximo Texto: Acidente: Aquário explode em hospital do Rio e deixa quatro pessoas feridas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.