UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RODÍZIO

CET registrou 494.122 infrações no ano passado, contra 573.563 em 2001; é a primeira queda anual desde 1997

Rodízio volta após queda de multas em 2002

DA REPORTAGEM LOCAL

A quantidade de multas por desrespeito ao rodízio municipal de veículos de São Paulo caiu 13,85% em 2002. É a primeira queda anual desde a implantação da medida, no final de 1997.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou 494.122 multas de rodízio em 2002, contra 573.563 em 2001. Esse tipo de infração de trânsito, entretanto, ainda se mantém como a segunda mais cometida na capital paulista, perdendo apenas para a de excesso de velocidade.
No primeiro ano da gestão Marta Suplicy (PT), a quantidade de multas de rodízio havia crescido 20%, seguindo a tendência desde que elas passaram a ser cobradas.
A medida, que estava suspensa desde 23 de dezembro passado, voltará a ser fiscalizada hoje, quando serão proibidos de circular no centro expandido, das 7h às 10h e das 17h às 20h, veículos com finais de placa 1 e 2.
A diminuição das multas de rodízio no ano passado contrariou a previsão de técnicos da CET. A Folha apurou que eles receiam atribui-la a um maior respeito dos paulistanos pela restrição.
A tendência era de "afrouxamento" da regra por parte dos motoristas. A alta do contingente de marronzinhos no final de 2001 -de 900 para 1.500- também deveria levar ao crescimento na quantidade de multas por desrespeito ao rodízio de carros.
Uma das explicações para a redução dos registros foi a retirada das ruas do contingente do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito), extinto no primeiro semestre de 2002. Na avaliação de técnicos, por causa dessa ausência, marronzinhos tiveram que assumir mais funções de coordenação do trânsito.

Férias
Com a volta do rodízio de veículos hoje, é a segunda vez consecutiva que a CET adota a fiscalização antes mesmo do final das férias escolares e da volta às aulas.
A antecipação foi adotada porque pesquisas de anos anteriores apontavam uma elevação significativa dos congestionamentos no final de janeiro.
A multa pelo descumprimento do rodízio de veículos é de R$ 85,12. A infração também leva a um acréscimo de quatro pontos no prontuário do motorista.
O centro expandido da capital paulista é formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, pelas avenidas dos Bandeirantes, das Juntas Provisórias, Tancredo Neves, Professor Luís Inácio Anhaia Melo e Salim Farah Maluf e pelo complexo viário Maria Maluf.


Texto Anterior: Livros Jurídicos
Próximo Texto: Panorâmica: Tráfico: PF faz apreensão recorde de LSD
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.