São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temporal causa alagamento no RJ

ADRIANA CHAVES
DA SUCURSAL DO RIO

As fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro entre a noite de anteontem e a manhã de ontem provocaram alagamentos principalmente em Petrópolis, Nova Friburgo e Resende, na região serrana, e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Em Petrópolis, o temporal causou 53 deslizamentos. No centro, uma casa foi destruída de madrugada. Duas pessoas tiveram ferimentos leves e uma terceira sofreu fratura na perna. Uma mulher foi retirada dos escombros de uma casa no bairro do Retiro.
A Defesa Civil municipal recebeu 70 chamados até as 10h de ontem. Quatorze casas foram danificadas e outras 32 apresentam algum tipo de risco. Trinta pessoas estão desalojadas. Houve alagamentos e 22 ruas foram fechadas.
Segundo a Defesa Civil, o índice pluviométrico chegou a 105 milímetros. Um homem morreu afogado em um rio, mas o órgão não confirmou se a morte estava relacionada com o temporal.
Em Nova Friburgo, houve inundações nos bairros de Olaria, Paissandu, centro e, principalmente, Conselheiro Paulino, onde a água atingiu 2 m. Segundo a Defesa Civil, o índice pluviométrico foi o mais alto dos últimos dez anos: 127 milímetros.
Em Rezende, 15 casas foram alagadas na região da Chácara São Joaquim, desalojando 30 famílias. Também foram registradas cheias em Vargem Grande.
A Defesa Civil de Duque de Caxias recebeu mais de 60 chamados até a manhã de ontem. A água ficou 90 cm acima do normal e houve transbordamento dos rios Sarapuí, Roncador, Estrela e Iguaçu, que cortam o município e deságuam na baía de Guanabara.
Na região metropolitana do Rio, a Defesa Civil recebeu 50 solicitações entre as 7h de anteontem e as 7h de ontem. Na capital, um muro caiu na Ilha do Governador e houve desabamento parcial de uma casa no bairro da Pena.


Texto Anterior: Clima: Chuvas provocam estragos em três Estados
Próximo Texto: Risco na praia: No CE, turista morre após queda de pára-quedas puxado por bugue
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.