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ENSINO FUNDAMENTAL
Pesquisa do Inep em cinco capitais do país mostra preocupação maior com segurança em colégios
Para pais, escola pública é "terra de ninguém"
LUIS RENATO STRAUSS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
As escolas públicas do país são
um espaço de "transgressão e desordem" e viraram "terra de ninguém". Essa é a conclusão da primeira etapa da pesquisa que avalia o que os pais de alunos do ensino fundamental pensam sobre o
sistema de educação dos governos federal, estadual e municipal.
A análise foi divulgada ontem
pelo Inep (Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais). Segundo Carlos Henrique
Araújo, diretor de Avaliação da
Educação Básica, apesar de o ensino público "ser visto com bons
olhos pela população, quando se
pergunta sobre a qualidade, há
pouco registro de satisfação".
O relatório afirma que os pais
consideram que "existe uma crise
da autoridade escolar". A percepção passa pela incapacidade e pelo desestímulo dos professores,
pela falta de segurança, pela indisciplina e pelo distanciamento das
secretarias de Educação.
"Nessas condições, frustra-se a
esperança de que a escola venha a
assumir o papel central no processo de socialização e de aprendizado de papéis e normas sociais", diz a pesquisa. De 15 a 17 de
dezembro, o Inep ouviu dez grupos de pais de alunos do ensino
fundamental de classes entre B e
E, em Belém, em Recife, em Brasília, no Rio e em Curitiba.
Insegurança
A pesquisa deu base para um
questionário que será aplicado a
10 mil pais até o fim de fevereiro.
A partir da análise dos debates se
traçou uma percepção sobre o
que eles pensam da educação.
A preocupação dos pais em relação à segurança é evidente em
toda a pesquisa. Para melhorar a
situação, os pais propõem uso de
uniformes, a colocação de câmeras e o policiamento do prédio.
"A pesquisa foi realizada em
cinco capitais. Em outras localidades, a questão da segurança pode não ser de tanta importância",
disse Eliezer Pacheco, presidente
do instituto.
Um dado curioso da pesquisa é
a importância dada à merendeira,
pessoa responsável pelas refeições
das crianças, cargo considerado
estratégico pelos pais. Por outro
lado, há quase um desconhecimento das funções dos coordenadores pedagógicos. A relação de
ensino e administração da escola
limita-se à visão do diretor e do
professor.
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