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AIDS
Compra de preservativos terá licitação internacional; campanha para o Carnaval 2005 prevê 11 milhões de unidades
Rede pública de saúde distribuirá 1 bilhão de camisinhas em 2006
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Ao lançar a campanha de combate à Aids para o Carnaval 2005,
com o slogan "Vista-se, use sempre camisinha", o Ministério da
Saúde anunciou ontem que abrirá
daqui a três semanas uma licitação internacional para a compra
de 1 bilhão de preservativos. Serão
distribuídos gratuitamente em
2006 na rede pública.
Neste ano, a previsão é distribuir cerca de 700 milhões de unidades (que já foram adquiridas),
sendo 11 milhões na campanha de
Carnaval -entre o próximo domingo e o dia 8 de fevereiro.
O valor da compra dependerá
do dólar e da redução de preço
que o governo pretende conseguir. Atualmente, a unidade custa
cerca de US$ 0,23 (aproximadamente R$ 0,62 na cotação atual ).
Segundo o diretor do Programa
Nacional de DST/ Aids, Pedro
Chequer, a produção anual das
três empresas de preservativos no
Brasil varia entre 300 milhões e
400 milhões de unidades.
Além disso, a partir do próximo
ano começa a funcionar no Acre
uma empresa estatal -parceria
entre governo federal e estadual
- para produzir preservativo feito com látex natural da seringueira nativa. Com investimentos de
R$ 29,7 milhões, a produção deve
girar em torno de 100 milhões de
unidades ao ano.
"A meta do Ministério da Saúde
é estimular o uso de preservativos
em todas as relações sexuais eventuais. É difícil, mas não impossível", disse Chequer.
A campanha
Outra novidade na campanha
para o Carnaval deste ano é que o
ministério decidiu usar o slogan
"Vista-se" como uma espécie de
selo para as próximas ações deste
ano de combate à doença. "A
idéia é ter uma campanha com
ação continuada para fortalecer a
proposta", afirmou Chequer.
Além da distribuição dos preservativos, o ministério repassa a
Estados e entidades parceiras camisetas, folhetos, cartazes e bandanas para distribuição no Carnaval. A campanha em emissoras de
rádio e televisão começa no próximo domingo com adaptação da
música "Com que roupa", de
Noel Rosa. Custará, no total, R$ 5
milhões. A versão da música foi
gravada pela cantora Daniela
Mercury.
(LUCIANA CONSTANTINO)
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