São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 2005

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AIDS

Compra de preservativos terá licitação internacional; campanha para o Carnaval 2005 prevê 11 milhões de unidades

Rede pública de saúde distribuirá 1 bilhão de camisinhas em 2006

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao lançar a campanha de combate à Aids para o Carnaval 2005, com o slogan "Vista-se, use sempre camisinha", o Ministério da Saúde anunciou ontem que abrirá daqui a três semanas uma licitação internacional para a compra de 1 bilhão de preservativos. Serão distribuídos gratuitamente em 2006 na rede pública.
Neste ano, a previsão é distribuir cerca de 700 milhões de unidades (que já foram adquiridas), sendo 11 milhões na campanha de Carnaval -entre o próximo domingo e o dia 8 de fevereiro.
O valor da compra dependerá do dólar e da redução de preço que o governo pretende conseguir. Atualmente, a unidade custa cerca de US$ 0,23 (aproximadamente R$ 0,62 na cotação atual ).
Segundo o diretor do Programa Nacional de DST/ Aids, Pedro Chequer, a produção anual das três empresas de preservativos no Brasil varia entre 300 milhões e 400 milhões de unidades.
Além disso, a partir do próximo ano começa a funcionar no Acre uma empresa estatal -parceria entre governo federal e estadual - para produzir preservativo feito com látex natural da seringueira nativa. Com investimentos de R$ 29,7 milhões, a produção deve girar em torno de 100 milhões de unidades ao ano.
"A meta do Ministério da Saúde é estimular o uso de preservativos em todas as relações sexuais eventuais. É difícil, mas não impossível", disse Chequer.

A campanha
Outra novidade na campanha para o Carnaval deste ano é que o ministério decidiu usar o slogan "Vista-se" como uma espécie de selo para as próximas ações deste ano de combate à doença. "A idéia é ter uma campanha com ação continuada para fortalecer a proposta", afirmou Chequer.
Além da distribuição dos preservativos, o ministério repassa a Estados e entidades parceiras camisetas, folhetos, cartazes e bandanas para distribuição no Carnaval. A campanha em emissoras de rádio e televisão começa no próximo domingo com adaptação da música "Com que roupa", de Noel Rosa. Custará, no total, R$ 5 milhões. A versão da música foi gravada pela cantora Daniela Mercury. (LUCIANA CONSTANTINO)


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