São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

VIOLÊNCIA
Internos da instituição em SP fazem reféns, destroem parte das unidades e se rendem 2 horas depois
Rebelião na Febem fere pelo menos 27

do "Agora SP"

da Reportagem Local

Uma rebelião ontem à tarde na unidade Tatuapé da Febem (zona sudeste de São Paulo) deixou pelo menos 27 feridos e destruiu parcialmente as instalações do complexo.
Os feridos confirmados pela PM (Polícia Militar) foram 22 menores, quatro monitores da Febem e um policial. Nenhum teria sido ferido gravemente.
O Hospital do Tatuapé informou que pelo menos um interno fora atendido no hospital e já havia recebido alta.
A rebelião começou às 17h15 e estava controlada por volta das 19h, segundo a PM.
O comandante da PM, coronel Rui Cesar Melo, negou a informação de que um menor teria sido baleado. "Não houve nenhum baleado. Só feridos leves", disse.
A administração do hospital Ermelino Matarazzo, onde teria sido internado o suposto menor ferido, confirmou que um garoto aparentando entre 16 e 17 anos chegou ao hospital com uma bala na cabeça, pouco antes das 19h, mas não soube informar se se tratava de um interno da Febem nem deu informações sobre seu estado.
Um monitor da Febem, não identificado até as 21h, que havia sido tomado como refém, levou dois golpes de estilete dos menores, mas não corria risco de vida, segundo a PM.
Até as 21h, segundo Melo, a PM ainda não havia feito recontagem dos internos para definir se houve ou não fuga de menores.
Segundo a PM, o motivo da rebelião não era certo, mas ela pode ter sido causada como um protesto dos menores por causa da superlotação.
Quando a PM chegou à Febem, por volta das 18h, os adolescentes rebelados, cerca de 300 a 400, segundo a polícia, dominavam quatro unidades do complexo. "Não houve qualquer diálogo. Nós chegamos, cercamos as unidades e eles atiraram as telhas contra nós", disse o comandante da tropa de choque, Osvaldo de Barros Jr, que chefiou os 85 PMs.


Texto Anterior: Polícia: Grupo de Mauricinho pode ter mais 3 presos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.