São Paulo, quarta-feira, 20 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infarto agudo pode esconder os sintomas

DA SUCURSAL DO RIO

As estatísticas do Estado e do município do Rio de Janeiro não mostram, mas muitas pessoas que morreram de infarto agudo nos últimos dois meses foram, na verdade, vítimas de dengue.
O alerta é de especialistas, que explicam que o vírus da doença pode provocar distúrbios circulatórios, levando à falência de órgãos, entre eles o coração. "Para os médicos, o que importa é a causa objetiva da morte e, nesses casos, é o infarto. Assim, essas mortes acabam não sendo notificadas", diz o clínico-geral Antônio Sérgio Fonseca, coordenador do centro de saúde da Fundação Oswaldo Cruz.
Edmilson Migowski, infectologista da UFRJ, concorda: "A circulação fica comprometida, assim como a irrigação do coração, o que pode levar ao infarto agudo".
Para evitar o falso diagnóstico da dengue, o Conselho Regional de Medicina do Rio vai ministrar um curso para médicos que trabalham no combate ao vírus da dengue. Médicos ainda receberão folhetos explicando os sintomas da dengue, o tratamento e a prevenção.



Texto Anterior: Total de mortes no Estado já supera o de 2001
Próximo Texto: Panorâmica - Esoterismo: Fenômeno raro, o "alinhamento de números" acontece hoje às 20h02
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.