São Paulo, sábado, 20 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Horário de verão acaba hoje; atrase em 1 h seu relógio

Medida começa a vigorar à meia-noite e atinge moradores de dez Estados e do Distrito Federal

DA REDAÇÃO

O horário de verão termina à meia-noite de hoje nas três regiões do país onde foi adotado (Sul, Sudeste e Centro-Oeste). Com isso, os moradores dos dez Estados em que ele vigora e do Distrito Federal terão que atrasar seus relógios em uma hora.
Adotado como medida para economizar energia, o horário de verão propiciou uma redução do consumo da ordem de 4,5%, segundo dados preliminares do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
Isso equivale a duas vezes e meia a demanda de Brasília no horário de pico -entre o fim da tarde e o começo da noite-, permitindo uma economia de R$ 30 milhões em geração de usinas termelétricas, mais caras e poluentes.

Transportes
Por causa da mudança, o serviço de trens e metrô da cidade de São Paulo vai operar 60 minutos a mais na noite de hoje, sendo encerrado só à 1h de domingo (pelo horário antigo).
No domingo, a operação será reiniciada na hora normal, já pelo novo horário: às 4h para os trens e às 4h40 para o metrô.
Os ônibus das linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas três regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Campinas e Baixada Santista) também prolongarão a operação por uma hora.


Texto Anterior: Luciano de Souza Marques (1922-2010): As obrigações com a medicina e a casinha para a filha
Próximo Texto: O que você fará hoje com uma hora a mais?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.