São Paulo, Sábado, 20 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA
Segundo Furnas, houve falhas localizadas de fornecimento; tempo sem eletricidade variou de 15 a 40 minutos
Blecaute deixa DF e 4 Estados sem luz

e da Agência Folha, em Curitiba

O desligamento, por 33 minutos, de duas linhas de transmissão que levam 500 megawatts de energia da hidrelétrica de Itaipu até São Paulo provocou falta de eletricidade ontem em pelo menos quatro Estados e no Distrito Federal, segundo informação de Furnas Centrais Elétricas.
Segundo a assessoria de imprensa da empresa, houve "faltas localizadas" de fornecimento em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio, Espírito Santo e Distrito Federal.
A causa do desligamento das linhas ainda não estava apurada no final da tarde de ontem. A hipótese considerada mais provável pelos técnicos de Furnas era a de o problema ter sido causado por uma tempestade.
Outra provável causa da paralisação pode ser uma falha no sistema de transmissão de Furnas. Um capacitor teria provocado o desligamento de dois circuitos de proteção no trecho entre Ivaiporã (PR) e Tijuco Preto (SP).
De acordo com as informações da empresa, o sistema automático de proteção desligou as linhas ao meio-dia, e somente às 12h33 elas voltaram a suportar a carga de energia, sendo religadas.
Como cada uma das linhas tem 800 km de extensão, a checagem para saber a origem do problema é demorada, segundo explicação dada pela assessoria de Furnas.
Ainda de acordo com a estatal, os cortes foram decididos pelas empresas de distribuição de cada região, porque a carga de energia que elas recebem ficou menor naquele período. A empresa informou também que parte da perda foi compensada com energia de outras usinas, evitando que os cortes fossem maiores.

Sul
A indústria foi o setor mais prejudicado nos três Estados do Sul com a paralisação ontem.
A consequência da paralisação foi a diminuição no fornecimento de energia para a região Sudeste e excesso de fornecimento para a região Sul.
A região Sudeste deixou de receber, durante os 33 minutos, 4.100 megawatts. A falta de energia atingiu várias cidades da região.
No Sul, várias cidades tiveram queda de luz não por falta, mas pelo excesso de energia.
As regiões Sul e Sudeste são interligadas. Com o problema, a interligação é desfeita e passa a sobrar energia para as cidades do Sul.
O engenheiro de operação da Eletrosul Carlos Gomes de Oliveira disse que o excesso de energia nos Estados do Sul provocou o desligamento de várias máquinas na indústria.
Oliveira afirmou que as empresas estaduais de energia estavam fazendo levantamento na tarde de ontem para saber quais cidades tinham sido afetadas.


Texto Anterior: Letras jurídicas - Walter Ceneviva: Que é a verdade?
Próximo Texto: Economia: Horário de verão acaba à meia-noite de hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.