São Paulo, Sábado, 20 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corte atinge 280 mil consumidores em MG

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) informou que ontem foi cortada a energia em 200 bairros da região metropolitana de Belo Horizonte e em cidades do interior mineiro, atingindo 280 mil consumidores em todo o Estado.
Segundo a empresa, o desligamento aconteceu por medida de segurança, pois se a sobrecarga decorrente da queda no fornecimento de energia proveniente da usina de Itaipu (PR) fosse sentida nas usinas hidrelétricas do Estado, elas parariam de funcionar automaticamente e haveria um blecaute generalizado.
Segundo a Cemig, existe uma queda normal no consumo durante o horário de almoço, o que ajudou a aliviar o sistema da empresa de transmissão.
O fornecimento de energia foi inteiramente restabelecido às 12h58, 52 minutos após seu desligamento. O tempo médio de falta de luz para os consumidores foi de 40 minutos.
A assessoria da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) informou que os seis trens do metrô de Belo Horizonte ficaram parados durante dois minutos, devido ao desligamento de uma das três subestações de energia elétrica da empresa na capital mineira.
O engenheiro José Roberto Lima Afonso, do Centro de Controle de Operações do Metrô, disse que faltou energia na subestação da região oeste de Belo Horizonte, mas as da região leste e da Cidade Industrial conseguiram abastecer todo o sistema.
Segundo Afonso, a paralisação de dois minutos fez com que o atraso fosse compensado nas viagens seguintes, normalizando os horários no início da tarde.
Nos principais hospitais de Belo Horizonte, não houve falta de energia.
A assessoria da Bolsa de Valores Minas-Espírito Santo-Brasília, que funciona em Belo Horizonte, informou que o pregão não foi interrompido.
Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, as maiores indústrias do Estado possuem sistemas de segurança para impedir interrupções no funcionamento por causa de falta de luz.


Texto Anterior: Paulistas ficam 15 minutos sem energia
Próximo Texto: Racionamento deve aumentar em Recife
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.