São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério da Justiça dará apoio

da Reportagem Local

O Ministério da Justiça, junto com a Unesco, vai dar apoio aos cursos pré-vestibulares comunitários no Brasil. A idéia é ajudar na compra de material didático, no apoio aos professores voluntários por meio de distribuição de vales-transporte e na troca de informações entre os vários cursos.
Os cursos comunitários precisam enviar os projetos para o Ministério da Justiça para receber o apoio. Neste ano, a proposta é limitar a ajuda a alguns cursos para avaliar o impacto desse apoio no dia-a-dia de cada núcleo.
Os cursos, no entanto, não vão receber verba do Ministério. "A iniciativa está dando certo justamente porque os cursos tem autonomia. Queremos dar apoio, mas sem deixar esses cursos dependentes do governo", diz Ivair Augusto Alves dos Santos, coordenador do Departamento de Direitos Humanos do Ministério da Justiça.
Outro objetivo do Ministério da Justiça é estimular a integração entre os cursos comunitários. Hoje, não há nenhum registro ou estimativa oficial do número de cursos no Brasil.
Para o diretor-executivo da Educafro, frei Davi Raimundo dos Santos, o acordo é bem-vindo, desde que seja respeitada a autonomia de cada curso. "É preciso ter cuidado para que os cursos não fiquem dependentes dessa ajuda. Já houve casos de núcleos que receberam recursos oficiais e, quando perderam o benefício, fecharam", afirma.



Texto Anterior: Estudante já tinha desistido
Próximo Texto: Cotidiano imaginário: A vida por baixo do pano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.