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Iluminação lidera queixas à Ouvidoria pelo 5º ano seguido
No ano passado, número de reclamações sobre serviços da Prefeitura de São Paulo caiu pela primeira vez desde 2003
Segundo relatório, segunda maior reclamação dos paulistanos foi em relação ao atendimento prestado por funcionários municipais
DA REPORTAGEM LOCAL
O relatório de reclamações
recebidas em 2008 pela Ouvidoria Geral da Cidade de São
Paulo mostra que, apesar de o
número de queixas ter caído
pela primeira vez desde 2003, a
número 1 do ranking continua
sendo a iluminação.
A Ouvidoria registra e acompanha manifestações dos munícipes depois de o problema
não ter sido resolvido no âmbito da prefeitura.
"Diminuiu bastante [o total
de queixas sobre iluminação]. A
gente chegou a ter mais de 10
mil protocolos; agora o número
é bem inferior [4.023], mas ainda é o principal problema relacionado à Ouvidoria", afirmou
a ouvidora-geral Maria Inês
Fornazaro. O órgão informa
que desde 2004 a iluminação
encabeça o ranking.
Segundo a ouvidora, a redução de queixas tanto de iluminação quanto dos demais problemas está relacionada à criação de serviços específicos, como Ligue Luz (0800-722-0156), iniciado em setembro de
2007 e sob responsabilidade do
Ilume (Departamento de Iluminação Pública), e o da
SPTrans (0800-771-0118), administrado pela Secretaria de
Transportes. É possível ainda
recorrer à central da prefeitura
(156) e, em caso de atendimento insatisfatório, procurar a
Ouvidoria (0800-17-5717).
"Não temos como avaliar se
[o serviço] melhorou ou piorou,
mas o que a gente pode dizer é
que [as queixas] na Ouvidoria
reduziram. Se a reclamação
não está chegando aqui é porque as coisas estão sendo resolvidas", disse a ouvidora.
A segunda maior reclamação
dos paulistanos foi em relação
ao atendimento prestado por
funcionários da prefeitura.
De acordo com a pesquisa
DNA Paulistano feita pelo Datafolha em 2008, 9,7% dos paulistanos consideram a iluminação o maior problema do local
onde vivem -abaixo apenas de
de buracos em ruas e calçadas
(12,6%) e de trânsito (11,9%).
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