São Paulo, sexta-feira, 20 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Jardim Paulista, trilhos de bonde são encontrados sob o asfalto durante obra

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

A esquina das ruas Veneza e Antônio Bento, no Jardim Paulista, zona oeste de São Paulo, ganhou ares de sítio arqueológico desde que o operador de retroescavadeira Rosalvo Ferreira de Lima, 50, encontrou ali "história". Partes do trilho do bonde que cortava a região foram achadas sob o asfalto durante a realização de uma obra da prefeitura.
"O cara da prefeitura disse que não é para eu mexer, que isso aí é história", diz ele, confessando não ter entendido muito bem o que estava se passando. Lima, pernambucano e operário de uma empresa contratada pela prefeitura, conta ter chegado a São Paulo quando os bondes já não operavam mais. "Não sabia que história ficava debaixo da terra."
A descoberta ocorreu no início deste mês, enquanto funcionários quebravam o asfalto na altura da praça Doutor Clemente de Faria para instalar canteiros ajardinados nas áreas de esquinas. Os locais, pavimentados, eram áreas sem utilidade ou que serviam de depósito clandestino de entulho. Sob as quatro áreas de esquina se revelaram linhas curvas, indicando que, antigamente, o local devia servir como ponto final de linhas de bonde que cruzavam a região.
Segundo a subprefeitura de Pinheiros, o intuito do projeto, que deve ficar pronto em aproximadamente um mês, é aumentar as áreas permeáveis com jardins e, agora, também preservar os trilhos, que continuarão expostos.
O operador Lima conta que chegou a tomar choque quando encostou a pá da retroescavadeira no trilho mantendo as mãos sobre a máquina. "Acho que ainda tem energia correndo aí". A prefeitura disse desconhecer o problema.
O bonde elétrico em São Paulo foi inaugurado em 1900, substituindo os bondes puxados por burros, que funcionavam desde 1872. Os bondes elétricos foram sendo tirados de circulação até serem substituídos por ônibus a diesel, no final da década de 60.


Texto Anterior: Iluminação lidera queixas à Ouvidoria pelo 5º ano seguido
Próximo Texto: Após incêndio, Fórum João Mendes ainda tem falhas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.