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No Jardim Paulista, trilhos de bonde são encontrados sob o asfalto durante obra
MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL
A esquina das ruas Veneza e
Antônio Bento, no Jardim Paulista, zona oeste de São Paulo,
ganhou ares de sítio arqueológico desde que o operador de
retroescavadeira Rosalvo Ferreira de Lima, 50, encontrou ali
"história". Partes do trilho do
bonde que cortava a região foram achadas sob o asfalto durante a realização de uma obra
da prefeitura.
"O cara da prefeitura disse
que não é para eu mexer, que isso aí é história", diz ele, confessando não ter entendido muito
bem o que estava se passando.
Lima, pernambucano e operário de uma empresa contratada
pela prefeitura, conta ter chegado a São Paulo quando os
bondes já não operavam mais.
"Não sabia que história ficava
debaixo da terra."
A descoberta ocorreu no início deste mês, enquanto funcionários quebravam o asfalto
na altura da praça Doutor Clemente de Faria para instalar
canteiros ajardinados nas áreas
de esquinas. Os locais, pavimentados, eram áreas sem utilidade ou que serviam de depósito clandestino de entulho.
Sob as quatro áreas de esquina
se revelaram linhas curvas, indicando que, antigamente, o local devia servir como ponto final de linhas de bonde que cruzavam a região.
Segundo a subprefeitura de
Pinheiros, o intuito do projeto,
que deve ficar pronto em aproximadamente um mês, é aumentar as áreas permeáveis
com jardins e, agora, também
preservar os trilhos, que continuarão expostos.
O operador Lima conta que
chegou a tomar choque quando
encostou a pá da retroescavadeira no trilho mantendo as
mãos sobre a máquina. "Acho
que ainda tem energia correndo aí". A prefeitura disse desconhecer o problema.
O bonde elétrico em São Paulo foi inaugurado em 1900,
substituindo os bondes puxados por burros, que funcionavam desde 1872. Os bondes elétricos foram sendo tirados de
circulação até serem substituídos por ônibus a diesel, no final
da década de 60.
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