UOL


São Paulo, domingo, 20 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Musculatura é prejudicada

DA REPORTAGEM LOCAL

É comum as pessoas criarem compensações para proteger o pé lesionado. Ao sofrerem um entorse, por exemplo, a tendência é que joguem o peso para o outro pé, o que irá causar um desequilíbrio na musculatura.
"A pessoa desenvolve uma postura contra a dor, e o corpo se adapta muito rapidamente a essa nova situação", diz a fisioterapeuta Maria do Carmo Bruneli, 49.
Nessa "adaptação", outras estruturas podem ser prejudicadas, e a pessoa pode vir a apresentar dores nas costas, por exemplo. "Por isso é importante avaliar todo o corpo", afirma ela.
O tratamento fisioterápico depende do tipo de lesão. Nos casos de entorse de tornozelo, depois de uma terapia para aliviar a dor, são feitos exercícios de fortalecimento, coordenação e equilíbrio, diz a fisioterapeuta Regina Torres Freire, 32. Nos casos mais graves, é preciso haver uma cirurgia para reconstituir os ligamentos.
Para as tendinites, o tratamento inclui alongamento para "soltar" a região encurtada pela lesão e restabelecer o equilíbrio muscular. Nas fasciites, são incluídas massagens na planta dos pés.

Texto Anterior: Usar o tênis correto é fundamental
Próximo Texto: Mortes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.