UOL


São Paulo, domingo, 20 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usar o tênis correto é fundamental

DA REPORTAGEM LOCAL

A utilização de um tênis inadequado para determinada atividade esportiva é um dos fatores que levam às lesões nos pés. Os adeptos das corridas, por exemplo, devem optar por um calçado que absorva o choque das passadas e estabilize os pés no solo.
O tênis precisa ser flexível, arejado, ter apoio para o arco plantar e acolchoamento nos calcanhares para evitar, entre outras lesões, a tendinite de Aquiles.
"O tênis é um equipamento como outro qualquer e deve ser usado corretamente", afirma Caio Augusto de Sousa Nery, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé.
Segundo Nery, a pessoa que desempenha mais de um tipo de atividade física precisa ter tênis adequados para cada uma delas. "Não se usa um novelo de lã para fazer rapel. Então, não tem sentido correr com um tênis de jogar basquete", exemplifica.
De acordo com Pedro Doneux, presidente da Sociedade Paulista de Ortopedia, alguns tênis, mesmo parecendo novos, podem perder parte da capacidade de amortecimento e colaborar para a ocorrência de lesões. Existem calçados com maior ou menor durabilidade, mas, no geral, recomenda-se a troca do calçado entre 560 km e 880 km de uso.
Correr em terrenos irregulares -como calçadas, ruas e trilhas de terra- também representa um grande risco para os pés. "As pistas de corrida são os locais ideais", afirma Doneux.
Segundo Caio Augusto de Sousa Nery, a importância da escolha correta do tênis também é aplicada ao futebol, outro esporte que registra um grande número de lesões no pé e no tornozelo.
As chuteiras, por exemplo, são o calçado ideal para o futebol de gramado por possuírem travas que aumentam a aderência dos pés ao solo, diminuindo o risco de lesão, mas não são indicadas para o futebol de salão, por exemplo.
O garçom Henrique Magalhães, 20, sabe bem o preço que pagou por jogar futebol de tênis. No ano passado, ele resolveu participar de uma pelada em um campo em frente à sua casa e, ao dividir a bola com outro jogador, torceu o pé.
"Foi uma dor insuportável", resume. Uma ressonância magnética mostrou que dois ligamentos haviam sido rompidos e foi necessária uma cirurgia.
"Nunca tinha jogado futebol de tênis, mas não acho que tenha sido isso o motivo da lesão", diz.

Texto Anterior: Saúde: Descuido com lesão torna o pé vulnerável
Próximo Texto: Musculatura é prejudicada
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.