São Paulo, domingo, 20 de abril de 2008

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Visto para o México terá sistema on-line

DA REPORTAGEM LOCAL

Os consulados do México e dos EUA atribuem o aumento da demanda pelo visto, que origina os problemas no atendimento, ao bom momento econômico vivido pelo Brasil, aliado ao potencial turístico dos dois países.
Para acabar com as longas esperas e coibir a venda de lugares na fila, o consulado do México afirma que desenvolve um sistema de agendamento on-line, que deve entrar em vigor até maio.
Com o sistema, o consulado espera também resolver o problema da falta de atendimento preferencial a idosos, gestantes e deficientes.
Os relatos de mau atendimento durante as entrevistas são "imprecisos", segundo o consulado, que reconheceu porém a subjetividade dos critérios para concessão do visto, caso a caso.
O prazo de 30 dias para o usar o visto, segundo o consulado mexicano, acabou no dia 26 de fevereiro - vistos emitidos pelo Brasil, por exemplo, devem ser usados em até 90 dias.
O consulado reconhece que o número de funcionários do consulado está abaixo do ideal, e que há sobrecarga de trabalho. O governo do México tem ciência do problema, mas não há data prevista para a chegada de novos funcionários ao consulado.
Já o consulado dos EUA espera receber até julho mais quatro entrevistadores, o que elevará em cerca de 25% a capacidade de atendimento -ao todo, serão 2.000 atendimentos por dia.
Não há garantia, porém, de redução do período de agendamento, já que o aumento da capacidade pode encorajar a procura pelos vistos.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil diz que o atendimento a mexicanos na embaixada brasileira na Cidade do México corresponde ao serviço prestado por qualquer órgão público no Brasil, e que podem ocorrer filas, a depender da procura.


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