São Paulo, sábado, 20 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucano pode sofrer cirurgia na 2ª

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador Mário Covas pode ser submetido a uma cirurgia nesta segunda-feira para retirada de uma hérnia de abdômen, localizada logo abaixo do umbigo.
Ontem, ao ser questionado se estava tranquilo para a cirurgia, o governador respondeu, bem-humorado: "E alguém fica tranquilo sabendo que vai fazer uma cirurgia".
A operação, no entanto, está condicionada ao atual estado do governador. Seu médico, David Uip, esteve com ele ontem e detectou um quadro infeccioso nas vias respiratórias, possivelmente uma bronquite.
Covas estava febril, com temperatura de 37,5º, e tossindo muito. Uip pediu ao governador ele que ficasse quieto ontem à tarde.
"A cirurgia é simples, mas a pessoa tem de estar em boas condições, e a hérnia é grande", disse Uip. Ele explicou que a hérnia surgiu depois da cirurgia a que Covas se submeteu para retirada de um tumor maligno na bexiga.
Em dezembro de 1998, Covas removeu o tumor. Depois, em 99, foi submetido a tratamento quimioterápico para evitar um retorno do câncer.
Segundo a assessoria do governador, ele sente dores no local e, por isso, a cirurgia deveria ter sido realizada em dezembro último, mas Covas estava acima do peso e o procedimento foi adiado.
No período em que deveria emagrecer, havia a esperança de que a hérnia sumisse, mas aconteceu o contrário, e ela aumentou.
Se melhorar, ele será internado amanhã à noite no Incor.


Texto Anterior: PSTU nega participação formal
Próximo Texto: Incidentes com Mário Covas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.