São Paulo, sábado, 20 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BAHIA
Secretaria apura morte de quatro bebês em berçário por suposta infecção por bactéria

Uma infecção hospitalar pode ser a causa da morte de quatro recém-nascidos, no último fim-de-semana, no berçário de alto risco do Hospital Roberto Santos, em Salvador.
Os primeiros exames de laboratório constataram que dois bebês apresentavam a bactéria enterobacter no sangue, o que caracterizaria a infecção. A Sesab (Secretaria da Saúde da Bahia) investiga o caso e deve apresentar laudo conclusivo sobre as mortes dentro de 15 dias.
A enterobacter é uma bactéria que se prolifera pela água, pelo contato cutâneo ou por materiais contaminados.
"Aguardamos o resultado dos exames para saber as verdadeiras causas das mortes", afirmou a coordenadora da comissão de controle de infecção do hospital, Josenildes Silva.
Outros 39 recém-nascidos continuam internados no berçário de alto risco da unidade.
O hospital público Roberto Santos é referência em obstetrícia no Estado. No último fim-de-semana, 44 bebês ocupavam os 40 leitos do berçário, de acordo com a diretoria.
Os cinco leitos da UTI neonatal do hospital também estavam lotados. Para o diretor do Roberto Santos, Arnaldo Santana Rezende, as mortes são "normais".
"É perfeitamente normal que aconteçam quatro mortes num final de semana com mais de 40 crianças internadas em alto risco. É um percentual até baixo devido ao número de pacientes que se tem." (DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR)


Texto Anterior: Panorâmica: Acordo garante cirurgias de medula em Recife mesmo com instituto fechado
Próximo Texto: Dengue pode ter feito a primeira vítima
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.