UOL


São Paulo, terça-feira, 20 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleição da diretoria foi conturbada

DA REPORTAGEM LOCAL

A atual diretoria do sindicato dos condutores foi acusada de irregularidades, como falsificação de assinaturas, no processo eleitoral que a elegeu, em 2000.
O processo eleitoral foi conturbado desde o início. Marcada para setembro de 2000, a assembléia que iria discutir a formação de uma comissão eleitoral não ocorreu por conta da suspensão da sessão no Ceret (Centro Educativo Recreativo Estadual do Trabalhador), onde seria realizada.
Outra assembléia foi marcada para 4 de outubro, mas novamente não aconteceu. Desta vez, por determinação de liminar da Justiça. As eleições, então, foram marcadas para 20, 21 e 22 de novembro de 2000, graças a um abaixo-assinado com 1.050 rubricas. O estatuto do sindicato diz que assembléias gerais poderão ser convocadas por 2% dos associados.
O abaixo-assinado foi apresentado por Francisco Xavier da Silva Filho, o Chiquinho. Um laudo do Instituto Del Picchia atestou que as assinaturas eram falsas.
"Existe em um sem-número de assinaturas atribuídas a trabalhadores diferentes uma infinidade (...) produzida pelas mesmas pessoas", atesta o instituto. "Em outros termos, algumas pessoas lavraram inúmeras assinaturas em nomes diversos", completa.
A Justiça, entretanto, não acatou o laudo, argumentando que não fora produzido de forma oficial. "Quero que me provem [que há] alguma assinatura que foi adulterada", disse Chiquinho à Folha. "É uma questão judicial. Tem de provar judicialmente."
O vereador Alcides Amazonas (PC do B) era da diretoria do sindicato na gestão anterior, pertencendo à chapa que perdeu as eleições em 2000. Ele disse que pedirá a intervenção do Ministério Público e da polícia para acompanhar as eleições previstas para o final deste ano na entidade, quando acaba o mandato de Edivaldo Santiago da Silva e dos demais diretores. (CHICO DE GOIS E AI)


Texto Anterior: Câmara pode antecipar CPI
Próximo Texto: Trânsito: Limpeza fecha túnel Sebastião Camargo à noite
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.