UOL


São Paulo, terça-feira, 20 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ameaçada, indústria investe em prevenção

DA REPORTAGEM LOCAL

No momento em que o Ministério da Saúde sinaliza que o álcool é a "bola da vez", lançando propostas mais restritivas ao seu consumo e propaganda, uma das principais indústrias de cerveja do país coloca no ar um comercial que trata do tema dirigir embriagado.
Na propaganda da marca Skol, um rapaz que tomou várias cervejas entrega a chave do carro à namorada, uma garota bonita, para que ela dirija o veículo. "Beber redondo é beber com responsabilidade", diz o slogan da peça publicitária, que estreou há uma semana.
A agência de publicidade, a F/Nazca, informa em seu site que a iniciativa de criar uma campanha de consumo responsável "é inédita". Segundo a assessoria da Ambev, o comercial não é uma resposta às propostas restritivas que correm na Câmara Federal. A empresa estaria preparando uma propaganda com esse tom há mais de um ano, disse a assessoria da empresa, que não informou quanto foi investido.
A indústria de bebidas tem como estratégia global investir na prevenção do "dirigir embriagado" e propor saídas antes de medidas mais restritivas. Até porque pregar contra o álcool ao volante não ameaça o consumo, pois não se fala em "parar de beber", mas até o contrário, como dizem alguns especialistas. "É bom que estejam fazendo, mas é uma estratégia de relações públicas", afirma a coordenadora do ambulatório de adolescentes da Universidade Federal de São Paulo, Ilana Pinsky. "A propaganda é muito criativa", diz Mônica Gorgulho, presidente da Rede Brasileira de Redução de Danos. (FABIANE LEITE)


Texto Anterior: Estudo: Álcool aparece em 52% das agressões
Próximo Texto: Mortes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.