São Paulo, domingo, 20 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTAS

1 O que é derrame?
Derrame é o termo popular para o tipo mais grave de acidente vascular cerebral, o AVC hemorrágico. É chamado assim porque, quando a parede da artéria se rompe, o sangue é "derramado" para o cérebro.

2 AVC isquêmico também é derrame?
Não. O AVC isquêmico, conhecido popularmente por isquemia, é a diminuição do espaço interno da artéria pelo depósito de gordura, que forma um coágulo. Não há rompimento.

3 Por que o aneurisma cerebral se rompe? Quando isso acontece?
Em função de má formação na parede da artéria cerebral, que em determinado momento já não resiste à passagem do sangue. Normalmente o aneurisma se rompe por volta dos 50 anos, e atinge mais comumente mulheres e fumantes. Mas pode acontecer em pessoas mais jovens, na faixa dos 30. Para cada 100 mil habitantes existem, a cada ano, 10 rupturas de aneurisma.

4 É grande o risco da cirurgia de aneurisma cerebral?
Hoje o aneurisma é operado com sucesso e a cirurgia dificilmente deixa seqüelas. Na década de 60, 40% dos pacientes morriam. Hoje esse número caiu para menos 6%, em função da melhoria das técnicas operatórias e das condições de UTI que fazem o paciente sobreviver.


Texto Anterior: Saúde/Neurologia: UTI especializada diminui número de pacientes mortos
Próximo Texto: Passei por isso: "Depois de um mês fiz meu primeiro show"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.