São Paulo, Quinta-feira, 20 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HC de Curitiba vai paralisar transplantes

WAGNER OLIVEIRA
da Agência Folha, em Curitiba

O Hospital de Clínicas da UFPR (Universidade Federal do Paraná) em Curitiba (PR) vai parar dentro de dez dias transplantes de órgãos, tratamento quimioterápico e atendimento a portadores do HIV.
Os estoques de remédios e insumos hospitalares estarão esgotados até sexta-feira da próxima semana, e a direção da UFPR alega falta de recursos para a compra de novos lotes.
Os medicamentos que estão se esgotando combatem a rejeição em transplantes, ajudam o paciente vítima de câncer a suportar o tratamento de quimioterapia e garantem a sobrevida de portadores do vírus HIV.
O reitor da UFPR, Carlos Antunes dos Santos, afirma que a interrupção é inevitável, caso não obtenha recursos do Ministério da Saúde.
Santos disse que o SUS (Sistema Único de Saúde) não paga há dois anos os gastos do hospital universitário com procedimentos complexos.
Segundo o reitor, a dívida chega hoje a R$ 4 milhões e o HC não tem mais como realocar recursos para manter o pagamento a fornecedores, principalmente de medicamentos.
O HC é centro de referência no transplante de medula e fígado. No ano passado, o hospital realizou 174 transplantes. Atualmente, 245 pacientes passam por tratamento quimioterápico.


Texto Anterior: Hospital Santa Marcelina pede verba para evitar fechamento
Próximo Texto: Juiz adia para hoje decisão sobre rua Cuba
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.