São Paulo, sábado, 20 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema mais preciso só chegará em seis meses

DA FOLHA RIBEIRÃO

FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O Ministério da Saúde deve implantar dentro de seis meses novos equipamentos em 31 hemocentros do país para diminuir em cerca 50% a "janela imunológica" para detectar o vírus do HIV e/ou da hepatite C.
Segundo a Anvisa, no método utilizado hoje, a "janela" é de 22 a 28 dias. Com o sistema NAT, esse período fica entre dez e 12 dias.
Após o caso da infecção da menina I.C.N.S. pelo vírus HIV durante uma transfusão, o Hemocentro de Ribeirão Preto aumentou o rigor na seleção dos doadores de sangue.
Ontem, das 89 pessoas que procuraram o órgão para fazer a doação, 20% (18 candidatos) não tiveram o sangue coletado. Anteontem, antes da divulgação do caso, a rejeição foi de 14,28% -dos 56, 48 foram aceitos.
Esse rigor ocorre em razão da "janela imunológica".
O diretor do Hemocentro, Dimas Covas, disse que a entrevista é mais importante do que o exame de detecção do vírus HIV. Segundo ele, muitos hemocentros não fazem essa entrevista e se baseiam exclusivamente no exame.



Texto Anterior: Anvisa apura falha em processo de transfusão
Próximo Texto: Em SP, hemocentro investiga contaminação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.