UOL


São Paulo, domingo, 20 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidados podem ajudar a manter a voz saudável

DA REDAÇÃO

Além da terapia fonoaudiológica, crianças que têm nódulos nas pregas vocais -e também as que não têm- podem tomar alguns cuidados para manter a voz saudável.
Falar sem gritar e sem esforço, não competir com a voz dos outros, da TV ou do rádio, beber muito líquido, comer muitas frutas e legumes, e tomar bebidas geladas e sorvetes sem exagerar, entre outras, são orientações que a fonoaudióloga Mara Behlau dá em seu livro "Higiene Vocal Infantil".
Algumas dessas medidas Victor Negrão dos Santos, 6, tem de adotar. Há cerca de dois anos, após uma infecção na garganta, em que ficou rouco, sua voz não voltou ao normal. Sua mãe, a funcionária pública Nanci Negrão dos Santos, 42, o levou a um otorrinolaringologista, que detectou os nódulos e o encaminhou à fonoaudióloga, que o trata até hoje.
Em casos de nódulos, a terapia, diz a fonoaudióloga Flávia Steuer, 41, responsável pelo setor de voz da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação-PUC, deve focar o uso da voz, já que, segundo ela, os nódulos podem desaparecer com o desenvolvimento da criança.
Victor também deve fazer alguns exercícios em casa. Um deles é contar uma história com uma rolha na boca. "Só que a minha cachorra comeu a rolha", justifica o garoto.

Texto Anterior: Saúde: Calo nas cordas vocais deixa criança rouca
Próximo Texto: Plantão médico - Julio Abramczyk: Grupo inova relação médico-convênio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.