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Ônibus franceses usam "diesel verde"
MARTA AVANCINI
de Paris
Em 33 cidades da França, parte
das frotas de ônibus urbanos usa o
"diesel verde" como combustível
-uma mistura de diesel convencional com diester (carburante feito à base de óleo de colza, uma variedade de couve).
Ele é misturado ao diesel em uma
proporção que varia de 5% a 30%
em relação ao total. Seu principal
benefício é reduzir a emissão de
poluentes em até 30%.
Isso é possível porque o diester é
um éster metílico, substância química que melhora a combustão e
reduz a produção de resíduos.
A emissão de partículas, por
exemplo, cai de 54,9 miligramas
por metro cúbico para 44,7, segundo estudos do Instituto Nacional do Petróleo da França.
Para o órgão, o uso do diester já
ultrapassou a fase de testes e está
em nível operacional pois sua eficácia está comprovada.
A Semitag, empresa responsável
pelo transporte coletivo de Grenoble (sul da França), utiliza o diester
desde 92. No início, ele era usado
em 18 ônibus, hoje em 45, e, a partir de setembro, em 67 veículos.
"Será a primeira experiência em
uma linha de grande movimento,
mas estamos otimistas", diz Daniel Roger, coordenador-técnico.
O otimismo se baseia nos resultados já obtidos. "Não é preciso
adaptar os motores, e o custo adicional é mínimo." Segundo ele, o
litro de diesel convencional custa
6,23 francos (US$ 1,03) e, com o
diester, 6,27 francos (US$ 1,04).
Embora produza resultados positivos quando usado como aditivo, o diester apresenta problemas
de corrosão de motores se utilizado puro. "Ele corrói as juntas de
borracha", explica Christophe
Karlin, relações-públicas da Diester.
A empresa, no entanto, aposta
no crescimento do uso do produto
com a regulamentação das leis de
combate à poluição aprovadas pela Assembléia Nacional em dezembro passado.
Um dos itens obriga as frotas de
ônibus superiores a 20 veículos e
de cidades com mais de 100 mil habitantes a usarem combustíveis
com uma taxa mínima de oxigênio, o que causa a redução da
emissão de poluentes. A taxa ainda
não foi definida. A regulamentação tem de ocorrer até o final de 98.
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