São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997.



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RECOMEÇO
Casa muda de nome, troca Brahma pela Kaiser e pretende atrair nova geração sem acabar com tradição
Bar Brahma faz 'reciclagem' e reabre

PRISCILA LAMBERT
da Reportagem Local

O tradicional Bar Brahma, próximo à esquina das avenidas Ipiranga e São João, ganhou novo nome -passa a se chamar São João 677-, novo patrocinador e reabre na próxima quarta-feira com mudanças que visam atrair uma nova geração de clientes.
Em seus anos de glória -décadas de 50 e 60-, o bar-restaurante se diferenciava pela sofisticação do ambiente e do atendimento. O restaurante reunia membros da alta sociedade e o bar concentrava boêmios da velha-guarda paulistana.
Nos últimos anos, o local passou a ser frequentado por clientes de menor poder aquisitivo, que trabalhavam no centro da cidade e lá faziam suas refeições.
Agora, em parceria com a Kaiser, a casa está investindo na diversificação do chope como chamariz do público jovem. O bar irá oferecer o chope claro (R$ 1,50), escuro, bock e Heineken (R$ 1,80).
Com equipamentos importados da Europa para higienização dos copos e dispensação (processo de tirar o chope), a Kaiser -que investiu cerca de R$ 50 mil no bar- garante que o chope será servido a, no máximo, 3øC.
A arquitetura da casa foi restaurada e mantida nos moldes dos anos 50. A diferença, segundo Antonio Mello, um dos sócios, é que o atendimento será mais informal, e os preços, acessíveis.
O cliente pode tomar chope em qualquer dos quatro ambientes do São João 677 -bulevar, salão principal, bar e mezanino. A mesma coisa para as refeições. Antes da reforma, havia distinção entre o local de jantar e aperitivos.
Os serviços do restaurante também mudaram. Para fazer o novo cardápio, os donos convocaram o chef Georges Heideier, responsável pelo toque alemão das refeições na década de 50. O menu volta a ter os clássicos eisbein, kassler, goulash e pato à hamburguesa.
Os tradicionais da casa -sopa de cebola, carpaccio, polvo à provençal e bacalhau ao forno- vão ser mantidos. O almoço passará a ser servido apenas aos sábados, domingos e feriados.
De acordo com Mello, o espírito da casa será o mesmo, com mudanças para ampliar o público alvo. "Estamos mudando apenas de fornecedor e de nome. A história do bar continua viva."
Segundo o sócio, a casa ultimamente também estava sendo muito visitada por saudosistas. "Um dia eles deixam de existir. A idéia é criar uma nova geração de clientes que faça sua história e venha curtir o saudosismo aqui no futuro", diz.



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