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OUTRO LADO
Banheiro é usado porque não há sala, diz AMA
FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO
DA FOLHA RIBEIRÃO
A coordenadora técnica da
AMA de Ribeirão Preto, Camila Goes Sampaio do Amaral, afirma que a aplicação de
boldo e o confinamento dos
alunos no banheiro fazem
parte de um método educativo. Segundo ela, quando o
aluno está muito agitado, ele
é isolado dos demais.
"Como aqui na AMA eu
não tenho uma sala de contenção, eu e as outras profissionais usamos, às vezes, o banheiro", afirmou.
Ela disse que o objetivo é
"dessensibilizar os comportamentos inadequados" dos
alunos, como gritos, cuspes
e a agressividade.
Mesmo assim, a coordenadora-geral da entidade em
Ribeirão, Maria Cristina
Verdi, negou à Folha que os
alunos ficassem trancados
no banheiro.
Segundo Camila, que disse
aplicar o boldo nos alunos
com comportamento agressivo, o método é utilizado
desde o fim do ano passado.
A coordenadora técnica
também disse que o boldo
foi utilizado antes de a entidade informar os pais. "Testamos se o método é ou não
aversivo ao paciente. Se o
aluno reagir mal, informaremos a mãe." Segundo ela, alguns não se incomodam
com a substância, mesmo
com o gosto amargo. "A sensibilidade deles é diferenciada da nossa."
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