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São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2003

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Empresa perde mercado, mas faz barulho na mídia

DA REPORTAGEM LOCAL

Dona de uma pequena parcela do mercado de cervejas no país, a Schincariol, sob o comando de José Nelson, caminhava travando batalhas seguidas com os concorrentes. Com campanhas polêmicas, a companhia queria fazer barulho na mídia e, com isso, elevar sua participação no mercado de cervejas no país.
Em junho de 2003, a participação de sua marca Schincariol no segmento chegou a 8,4%. Exatamente 12 meses antes, a taxa estava em 9,4%, segundo levantamento do Instituto de Pesquisas Nielsen em junho. Isso não é algo que possa ser desconsiderado. Cada ponto equivale a um volume de vendas de R$ 80 milhões.
No lançamento da sua nova marca Primus, em que foram gastos R$ 60 milhões na promoção, a expectativa era fazer com que a empresa atingisse um mercado explorado pelas marcas rivais.
Para isso, disparou contra as campanhas de seu maior concorrente, a AmBev, dona da Brahma, da Antarctica e da Skol. Fez isso em seu filme publicitário recente, ao enaltecer a marca Primus informando, na TV, que o produto era para pessoas de bom gosto.
Além disso, a empresa decidiu não fazer publicidade com mulheres vestidas com pouca roupa ou com biquíni, como algumas empresas do setor.
No último embate com os concorrentes, a empresa veiculou em horário nobre, na TV, uma campanha publicitária em que uma tartaruga cansada, com aspecto de velhice, faz um relato contrário às propagandas que fez para "uma outra marca". A AmBev usou a tartaruga nas campanhas de sua cerveja Brahma.
Essa estratégia soma-se a outras. A empresa vende produtos com preço de 10% a 20% inferior ao dos concorrentes, o que a torna mais popular entre camadas de baixa renda. A companhia ampliou o portfólio de produtos com duas metas: 1) tentar atingir consumidores de alta renda; 2) evitar aumento na ociosidade das fábricas em momento de retração econômica -a produção da empresa chega a 2,1 bilhões l/ano.
Para aumentar o seu total de mercadorias à venda, a companhia lançou a marca Glacial em fevereiro deste ano.


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