UOL


São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINAS

Peixes coletados serão jogados fora sem análise para detectar presença de mercúrio
A Feam (Fundação Estadual de Meio Ambiente) decidiu jogar fora os peixes coletados em Descoberto (MG) sem fazer exames para verificar se eles estão contaminados pelo mercúrio que brotou numa área rural.
Pescados em 11 de abril, os peixes foram guardados por mais de quatro meses, sem que os exames fossem realizados. Agora, são impróprios para análise.
Verificar a presença de mercúrio nos peixes é fundamental para a elaboração dos planos de combate à propagação do metal.
Para o biofísico Olaf Malm, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a análise já deveria ter sido feita, pois há risco para a população, como doenças neurológicas irreversíveis.
Como a Folha revelou anteontem, o metal contaminou o solo a 15 m do córrego Rico, que deságua no ribeirão do Grama, cuja água abastecia Descoberto e São João Nepomuceno.
A Feam informou que haverá nova coleta porque a de abril teria ocorrido de forma inadequada. O resultado deve ser divulgado de um a dois meses após a análise -em outubro, dez meses após o afloramento do metal. (DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Presídios: Detentos ligados à facção Comando Vermelho fazem greve de fome no Rio
Próximo Texto: Ambiente: Incêndio atinge área no parque Villa-Lobos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.