UOL


São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRESÍDIOS

Detentos ligados à facção Comando Vermelho fazem greve de fome no Rio
Em protesto contra supostos maus-tratos, cerca de 6.700 presidiários vinculados à facção criminosa CV (Comando Vermelho) entraram em greve de fome por tempo indeterminado.
A greve foi deflagrada na manhã de anteontem. Em represália, o secretário estadual de Administração Penitenciária, Astério Pereira dos Santos, suspendeu as visitas e fechou as cantinas dos presídios. "Já que é greve de fome, é greve de visita, é greve de tudo", afirmou ele.
Por ordem do secretário, as refeições não estão sendo preparadas nas cozinhas dos presídios desde o início da greve. Segundo ele, é uma forma de economizar recursos do Estado, já que os presos não estão comendo.
A secretaria divulgou que sete presídios controlados pelo CV aderiram à greve. Cinco ficam no complexo penitenciário de Bangu, na zona oeste do Rio.
Segundo o secretário, os líderes do CV encarcerados em Bangu 1 estão isolados e não tiveram como participar da greve.
Na madrugada de ontem, dois adolescentes que moram no complexo de favelas do Alemão (zona norte) foram presos sob a acusação de estar colando panfletos em muros do Tribunal de Justiça, no centro. No panfleto, supostamente preparado por líderes do CV, o governo estadual é acusado de maltratar os presos, que, em protesto, decidiram organizar a greve de fome.
De acordo com o panfleto, as visitas estariam sendo revistadas de maneira rigorosa. Os presos também estariam reclamando da obrigação de usar uniformes. "Não estou preocupado. Ficaria preocupado se as lideranças estivessem satisfeitas", disse o secretário.
A greve foi deflagrada depois que, anteontem, agentes penitenciários apreenderam dois fuzis, duas pistolas e uma granada dentro de um frigorífico em Bangu 3. (DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Panorâmica - Polícia: Extorsão lidera ranking de reclamações da população contra a PM fluminense
Próximo Texto: Minas: Peixes coletados serão jogados fora sem análise para detectar presença de mercúrio
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.