São Paulo, Quarta-feira, 20 de Outubro de 1999
Próximo Texto | Índice

Você quer pagar para ser "Inimigo do Estado"?


BARBARA GANCIA
Colunista da Folha

Já imaginou se a gente topa pagar essa tal "Taxa 190" e a polícia melhora tanto quanto melhorou a Saúde depois da CPMF do dr. Jatene? Sai de baixo, Nova York! Te cuida, Genebra! Abre o olho, Copenhague, que ninguém mais segura esta cidade!
Alô, doutor Adib Jatene! Gostaria que o emérito cardiologista, na qualidade de ex-ministro, me aconselhasse: devo ou não ser favorável à taxa de R$ 2,50 a ser cobrada da minha conta telefônica para ajudar a equipar a polícia paulista? Quer apostar como nem mesmo o ex-ministro da Saúde, que aprendeu empiricamente que de boas intenções o inferno está cheio, aprova mais um imposto para tungar a carteira do contribuinte?
Será que as prefeituras e os governos estadual e federal ainda não se deram conta de que chegamos no limite? Será que ainda não caiu a ficha de que não dá mais para tentar resolver todo e qualquer problema de caixa e de financiamento criando novos impostos, que, a esta altura, só fazem promover a recessão?
E, vem cá: você e eu já não pagamos o suficiente para ter segurança? Pois é. Pagamos para ter segurança e não temos. Pagamos para ter uma cidade limpa e vivemos em meio à imundicie. Moro ao lado do rio Pinheiros e gostaria de saber onde foi parar a verba deste ano, que deveria estar sendo utilizada para livrar as redondezas dos mosquitos.
Sei que temos outros problemas mais urgentes, mas os pernilongos estão transformando a vida de quem vive na região em um inferno. E já vimos que não adianta tentar priorizar as atenções para os problemas mais graves, como fez o doutor Jatene com a sua CPMF e como está tentando fazer agora o secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi. Pois quando nossa administração pública não está a serviço da corrupção, ela se revela de uma incompetência ímpar, como no caso dos bueiros entupidos, da coleta de lixo e de tantas outras questões prosaicas.
Tem mais: por que eu deveria contribuir para deixar que a Polícia Militar meta o bedelho na minha vida particular?
O secretário de Segurança Pública afirmou, no "SPTV" da Rede Globo, que quer que o dinheiro da nova taxa seja usada em parte para a compra de câmaras ocultas a serem instaladas nas ruas, a exemplo do que está sendo feito na Inglaterra.
Antes que a gente entregue o nosso suado dinheirinho para o governo bisbilhotar nosso vaivém, não seria o caso de promover um debate sobre o assunto?

QUALQUER NOTA

Marta Rocha
Sobre o centímetro a mais que desclassificou a Ferrari no GP da Malásia, cito apenas um ditado popular: "Quem é burro peça a Deus que o mate e ao diabo que o carregue".

Dinheiro ao Estado
Levou seis meses para que a Cetesb julgasse improcedentes as multas de rodízio (lembra?) que tomei em dias que não coincidiam com o final da chapa do meu carro. Pergunto: eu lá tenho cara de banco?

Saldo positivo
O shopping Pátio Higienópolis ficou deslumbrante e o bairro ainda ganhou um MAM só para ele e uma escola de cozinha italiana. Agora só falta resolver o trânsito das redondezas da avenida Higienópolis.

E-mail: barbara@uol.com.br

www.uol.com.br/barbaragancia/


Próximo Texto: Insegurança: PM fardado mata 63% a mais que em 98; número de policiais mortos cresce 200%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.