São Paulo, Quarta-feira, 20 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INSEGURANÇA

O terceiro trimestre deste ano foi o que registrou maior violência policial, com 178 mortos

PM fardado mata 63% a mais que em 98; número de policiais mortos cresce 200%

LILIAN CHRISTOFOLETTI
da Reportagem Local



A Polícia Militar paulista matou 63% mais pessoas no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O número de PMs mortos também cresceu, saltando (de julho a setembro) de 2 em 98 para 6 este ano -aumento de 200%. Os números não incluem ocorrências durante os bicos dos policiais como seguranças.
A Ouvidoria da Polícia de São Paulo, que produziu essa estatística, acredita que os dois dados refletem mais o despreparo dos policiais do que o aumento da criminalidade. "Se mais bandidos estivessem sendo mortos, o número de crimes deveria cair, o que não está ocorrendo", afirma o ouvidor, Benedito Mariano. "Além disso, os PMs estão se expondo a mais riscos do que deveriam por falta de estratégia de ação."
A Secretaria da Segurança Pública não quis comentar ontem o relatório trimestral da ouvidoria.
O terceiro trimestre foi o que teve mais civis mortos por PMs neste ano, incluindo ocorrências em horário de folga. De janeiro a março, foram 123; nos três meses seguintes, 107; e, de julho a setembro, 178. Os PMs matam mais com a farda e morrem mais quando estão fazendo bico na folga.


Texto Anterior: Barbara Gancia: Você quer pagar para ser "Inimigo do Estado"?
Próximo Texto: Crescimento é maior na hora de folga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.