São Paulo, Quarta-feira, 20 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escadinha obtém regime semi-aberto

da Sucursal de Brasília

O traficante José Carlos dos Reis Encina, conhecido como Escadinha, conquistou ontem no STF (Supremo Tribunal Federal) o direito ao regime de prisão semi-aberto, o que lhe garante a possibilidade de apenas dormir em presídio.
Ele foi condenado a 50 anos de prisão por tráfico de drogas e outros crimes e está preso desde dezembro de 1982. Há 11 anos, está no presídio de segurança máxima de Bangu 1, no Rio de Janeiro.
Em 85, Escadinha se tornou uma "celebridade" do mundo do crime ao fugir, no dia 31 de dezembro, do presídio da Ilha Grande (RJ), onde estava preso, utilizando um helicóptero que pousou próximo ao local onde internos recebiam parentes para a comemoração do Ano Novo.
A progressão do regime de prisão foi obtida apesar de haver uma suspeita de seu envolvimento no assassinato do preso Oséas Gonzaga de Souza, em Bangu 1.
Quatro ministros do STF, que integram a 1ª turma do tribunal, julgaram ontem um habeas corpus ajuizado por Escadinha. O pedido dele foi acolhido por 3 votos contra 1. O Ministério Público Federal também havia opinado contra a concessão do benefício.


Texto Anterior: Júri dá 18 anos de prisão a ex-PM no Rio
Próximo Texto: Três pessoas morrem em tiroteio no Rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.