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AVIAÇÃO
Mudança em aeroportos de MG é adiada
PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE
Por causa de um pedido da Prefeitura de Belo Horizonte, aceito
pelo governo de Minas Gerais,
DAC (Departamento de Aviação
Civil) e Infraero, passou de 1º de
dezembro próximo para 1º de
março de 2005 a data de transferência de todos os vôos comerciais interestaduais do aeroporto
da Pampulha, em Belo Horizonte,
para o município de Confins (distante 42 km da capital mineira).
O adiamento por três meses deveu-se aos argumentos do prefeito Fernando Pimentel, que elencou três motivos. As "adequações
viárias emergenciais" em duas
vias de acesso ao aeroporto Tancredo Neves (popularmente chamado de Confins); as férias escolares, quando aumentam o número de vôos; e a necessidade de
uma "campanha mais ampla de
esclarecimento sobre a decisão".
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Wilson
Brumer, reuniu-se na noite de anteontem com representantes do
DAC e Infraero, que concordaram com o adiamento.
"O importante é o trabalho conjunto para viabilizar o projeto",
disse Brumer, ao acrescentar que
as obras de melhorias que o Executivo mineiro faz na rodovia
MG-10 já começaram.
O governo de Minas Gerais é
quem mais incentivou a mudança. Com o projeto Confins, o Estado quer promover o desenvolvimento regional, tornando o aeroporto também industrial.
Em comparação com Pampulha, Confins significa mais segurança e conforto para os passageiros, apesar do acesso ao aeroporto ser bastante precário. As obras
emergenciais não substituirão a
necessidade de duplicação da
MG-10. Inaugurado no início dos
anos 80, Confins é um aeroporto
moderno, com capacidade para 5
milhões de passageiros/ano.
Hoje o aeroporto recebe apenas
7,3% desse total.
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