São Paulo, terça, 21 de abril de 1998

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ISTO É "BURNOUT"

"Sinto-me impotente ao lidar com os alunos, pois é algo semelhante a remar contra a maré. Às vezes é possível observar algum esforço por parte de alguns, mas não há retorno, pois as deficiências de aprendizagem e as barreiras são muito grandes. No total de alunos, 50% são totalmente apáticos, os outros 50% até têm esforço, mas não possuem base, não absorvem. Não vejo resultado em meu trabalho, sendo que os alunos da noite conseguem ser ainda piores. Estou sendo muito sincera, não consigo encontrar nenhum tipo de satisfação no magistério, se existir alguma, é quase desprezível. Trabalho apenas por obrigação. Ao sair para o trabalho, consigo perceber apenas o sentimento de obrigação, é como o gado que sai para pastar e depois volta para casa."

Depoimento de professora de escola estadual à pesquisa "Relações de Trabalho, Organização e Saúde dos Trabalhadores em Educação", do Laboratório de Psicologia do Trabalho da UnB (Universidade de Brasília), com apoio da CNTE (Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação)



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