São Paulo, terça, 21 de abril de 1998

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Para especialistas, escola deve estar integrada

ANDRÉ LOZANO
da Reportagem Local

A integração da escola com a comunidade é a principal solução apontada por especialistas em educação e em segurança para resolver o problema da violência nos estabelecimentos de ensino.
"É preciso abrir a escola para os alunos e para a comunidade", diz o ex-secretário municipal da Educação Mario Sergio Cortella.
"A escola não pode ser um corpo estranho à comunidade. Com a integração, a sociedade ajuda a desenvolver mecanismos de proteção informal", afirma o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Luiz Antonio Guimarães Marrey.
A secretária estadual da Educação, Rose Neubauer, diz que "não adianta isolar a escola com muros altos, que mantêm o traficante lá dentro".
Segundo Cortella, uma das dificuldades frequentemente apontadas pela direção das escolas para abri-las nos fins-de-semana é a falta de funcionários.
"Esse problema é facilmente resolvido quando se cria um conselho -formado por professores, funcionários, pais e alunos- que trata da administração da abertura da escola para a comunidade."
"O Estado esgotou sua possibilidade de oferecer segurança. Por isso, a comunidade deveria assumir o papel de parceira do Estado e ajudar a combater essa violência. Por exemplo, pais de alunos poderiam se revezar em turnos, para vigiar escolas", sugere o ex-secretário da Segurança Pública Antonio Cláudio Mariz de Oliveira.
Rose Neubauer critica o deslocamento de policiais disfarçados para as escolas, como forma de combater o tráfico de drogas.
"Essa medida tem consequência negativa na construção da confiança dos alunos. Você instala uma política de silêncio e de denúncias que podem ser improcedentes. Um aluno pode ter problemas com outro e denunciá-lo indevidamente", afirma a secretária.
O presidente do sindicato dos professores do Estado, Roberto Felício, disse que está aguardando uma audiência com o secretário da Segurança Pública, José Afonso da Silva, para discutir o problema da violência nas escolas.



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