São Paulo, domingo, 21 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aposentado aos 55 dá aula de graça na Unicamp


DA REPORTAGEM LOCAL

Entre 1995 e 1998, o número de aposentadorias cresceu nas universidades "devido ao terror da reforma previdenciária", como classificaram os professores.
Com a anúncio das reformas no governo FHC, muitos professores com tempo completo e idade mínima se aposentaram para garantir os direitos adquiridos.
Alguns mantiveram as aulas sem, no entanto, ganhar nada mais, trabalham gratuitamente aposentados. É o caso de Edmundo Fernandes Dias, 57, que leciona sociologia e pesquisa transformações do trabalho na Unicamp.
"Hoje estou na categoria de "colaborador voluntário'", disse. "Pedi a aposentadoria porque não tinha nenhuma estabilidade na nova lei que estava sendo discutida. Então resolvi me garantir ainda na lei antiga", afirmou ele, que se aposentou em 1997. A reforma foi aprovada no ano seguinte.
Dias se aposentou com 30 anos de trabalho e um salário de R$ 5.500. Poderia ir para alguma universidade privada, mas disse que preferiu ficar na Unicamp. Pela lei, o aposentado não pode ser recontratado em outra estadual paulista. (EM)


Texto Anterior: Educação: Aposentadorias estrangulam universidade
Próximo Texto: Dinheiro para universidade vem do ICMS
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.