São Paulo, sábado, 21 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Passageiros tomam chuva em pontos de ônibus cobertos

Usuários criticam má conservação de abrigos, muitos pichados e com teto quebrado; prefeitura diz fiscalizar

Com Lei Cidade Limpa, responsabilidade pelos pontos é do município; licitação ainda não foi votada pela Câmara


LALO DE ALMEIDA
CRISTINA MORENO DE CASTRO

DE SÃO PAULO

Num abrigo de ônibus da av. Padre Pereira de Andrade, no Alto de Pinheiros (zona oeste de São Paulo), garranchos coloridos formam um painel de pichações.
Na av. Professor Fonseca Rodrigues, perto da praça Panamericana, um palavrão e a reivindicação: "Passe livre aos estudantes".
A situação de abandono dos 7.000 abrigos de ônibus da capital foi constatada pela Folha em 20 pontos, nas zonas oeste, sul e central.
Entre os usuários, resignação. "É comum tomar chuva debaixo do abrigo, mas a gente nem repara mais", diz a doméstica Simone Molica, 42. "Onde há abrigos, estão mal conservados, falta limpeza, pintura e arrumar as coberturas", afirma a professora Rosa Maia, 37.
Na cidade, há cerca de 19 mil pontos de ônibus -63% sem cobertura. Somente 4.000 possuem assentos.
Até 2007, quando a Lei Cidade Limpa passou a vigorar, os pontos de ônibus recebiam manutenção de agências de propaganda que, em troca, exploravam o espaço. Os últimos contratos publicitários venceram em setembro daquele ano. Desde então, os pontos passaram a ser mantidos pela prefeitura.
A lei previa publicidade no mobiliário urbano. Em 2009, a prefeitura enviou à Câmara projeto para abrir licitação para conceder o serviço. O texto ainda não foi votado.
A SPTrans diz gastar por ano R$ 8,4 milhões para manter pontos e corredores de ônibus. Equipes identificam problemas "para que o reparo seja feito no menor prazo possível", diz o órgão.

Colaborou EVANDRO SPINELLI

FOLHA.com
Veja galeria de fotos dos pontos depredados
folha.com.br/fg2947


Texto Anterior: Edson Francisco Furtado (1936-2011): Advogado e ex-conselheiro da OAB
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.