São Paulo, domingo, 21 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caruaru quer ter "maior São João do mundo'

MANOELLA VALADARES
Recife

Em Caruaru (PE), a ambição de ter a melhor festa de São João da região Nordeste cresceu e hoje o município quer ganhar o título de "maior São João do mundo", título também almejado pela rival Campina Grande, na Paraíba.
Para atrair turistas, vale tudo, como a distribuição de cuscuz e pamonha gigantes. Mais de 1,5 milhão de pessoas devem comparecer até o fim deste mês aos festejos de Caruaru (130 km do Recife), segundo a Secretaria de Turismo.
Moradores da cidade cadastrados pela prefeitura cedem suas casas para abrigar turistas. A procura é tão grande que os hotéis da cidade já estão com as reservas esgotadas desde março. "Aqui o turista encontra o melhor São João do mundo", diz a diretora de eventos da prefeitura, Marluce Florêncio.
A decoração da festa tem 600 balões de oito metros de altura pendurados nos postes das principais avenidas da cidade e 45 mil metros de bandeirinhas coloridas.
O Arraial de Vitalino e o Pátio do Forró são os principais focos de animação. Cinco réplicas de bonecos feitos de papel machê estão espalhados pelo Arraial de Vitalino. Dois deles homenageiam o compositor Luiz Gonzaga e o mestre Vitalino, ambos já mortos.
A grandiosidade da festa é atestada por promoções como a do "maior cuscuz do mundo", no domingo passado, quando cerca de 25 mil pessoas estiveram no local. O cuscuz "gigante", cozinhado em 12 horas pelos organizadores da festa com 500 kg de massa de milho e distribuído gratuitamente, alimentou 3.000 pessoas.
As comemorações continuam amanhã com a abertura da "Festa da Pamonha Gigante". "Em Caruaru, tudo é grande", afirma a diretora de eventos.
Acontece hoje a 1ª Cavalgada do Forró, que sai do centro de Caruaru, às 9h, para o Alto do Moura, área de maior concentração de artistas da região. Os festejos só acabam no dia 30 com o "Forró da Segurança", comemoração das pessoas que durante o São João estavam trabalhando. A prefeitura cadastrou cerca de 600 endereços para abrigar turistas. O preço do aluguel das casas para o próximo fim-de-semana varia de R$ 500 a R$ 2.500.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.