São Paulo, domingo, 21 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campina Grande briga por título

ADELSON BARBOSA
free-lance para a Agência Folha, em

João Pessoa
A cidade de Campina Grande (130 km a oeste de João Pessoa) espera receber cerca de 250 mil turistas da Paraíba e de outros Estados até o dia 5 de julho, para a festa junina também conhecida como "o maior São João do mundo", a exemplo da rival Caruaru (PE).
A festa, que começou no último dia 5, é promovida pela prefeitura e pela iniciativa privada e oferece uma grande variedade de atrações artísticas e culturais.
Este ano, a festa homenageia o cantor e compositor de forró paraibano, Jackson do Pandeiro, que morreu em 1982.
Com cerca de 350 mil habitantes, a cidade se mobiliza em função do forró. Em todos os lugares há enfeites de festa junina. Na rodoviária e no aeroporto, os turistas são recepcionados com a apresentação de quadrilhas.
De acordo com o diretor do Departamento de Turismo de Campina Grande, Temistócles Cabral, há 300 quadrilhas na cidade. Uma das mais tradicionais é a "Virgens da Seca", formada por homens vestidos com roupas femininas e mulheres vestidas com roupas masculinas.
No Parque do Povo, centro da cidade, foram instalados cinco palcos para apresentações artísticas. O principal é destinado a atrações nacionais como Elba Ramalho, Dominguinhos, e a banda Mastruz com Leite. Nos demais se apresentam forrozeiros conhecidos apenas no Nordeste.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.