São Paulo, sábado, 21 de julho de 2007

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Empresas aéreas são responsáveis pela manutenção de suas frotas

DA SUCURSAL DO RIO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirmou que a desativação do reversor direito da aeronave do vôo JJ 3054 não foi comunicada à agência, responsável pela regulação e fiscalização da aviação civil.
"Essa desativação não é de comunicação obrigatória à Anac, por não ser enquadrada nas condições de falha de projeto ou de fabricação", informou a agência em nota.
Segundo a Anac, as empresas são responsáveis pelas boas condições de navegação de sua frota, segundo normas da Oaci (Organização da Aviação Civil Internacional). Para isso, passam por processo de certificação que as autoriza a realizar a manutenção dos aviões. A Anac realiza auditorias periódicas.
Segundo Ruy Amparo, vice-presidente técnico da TAM, a companhia gasta cerca de R$ 200 milhões ao ano com manutenção de aviões. Ele afirmou que a cada pouso os aviões da companhia são inspecionados por mecânicos, para verificar, por exemplo, se nenhum pássaro entrou na turbina.
A cada 48 horas, segundo ele, os aviões passam por outra inspeção para checar itens como óleo e pneus. Os aviões passam por outra manutenção, um pouco mais detalhada, a cada semana, e a cada 600 horas de vôo, a aeronave passa por inspeção mais pesada, que dura aproximadamente oito horas.


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