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Empresas aéreas são responsáveis pela manutenção de suas frotas
DA SUCURSAL DO RIO
DA REPORTAGEM LOCAL
A Anac (Agência Nacional de
Aviação Civil) afirmou que a
desativação do reversor direito
da aeronave do vôo JJ 3054 não
foi comunicada à agência, responsável pela regulação e fiscalização da aviação civil.
"Essa desativação não é de
comunicação obrigatória à
Anac, por não ser enquadrada
nas condições de falha de projeto ou de fabricação", informou a agência em nota.
Segundo a Anac, as empresas
são responsáveis pelas boas
condições de navegação de sua
frota, segundo normas da Oaci
(Organização da Aviação Civil
Internacional). Para isso, passam por processo de certificação que as autoriza a realizar a
manutenção dos aviões. A Anac
realiza auditorias periódicas.
Segundo Ruy Amparo, vice-presidente técnico da TAM, a
companhia gasta cerca de R$
200 milhões ao ano com manutenção de aviões. Ele afirmou
que a cada pouso os aviões da
companhia são inspecionados
por mecânicos, para verificar,
por exemplo, se nenhum pássaro entrou na turbina.
A cada 48 horas, segundo ele,
os aviões passam por outra inspeção para checar itens como
óleo e pneus. Os aviões passam
por outra manutenção, um
pouco mais detalhada, a cada
semana, e a cada 600 horas de
vôo, a aeronave passa por inspeção mais pesada, que dura
aproximadamente oito horas.
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