São Paulo, terça, 21 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laboratório Merck vai sofrer devassa

SERGIO TORRES
da Sucursal do Rio

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio e a Polícia Civil farão uma megainspeção no laboratório Merck. Marcada para a próxima semana, a operação está sendo planejada de modo reservado.
O Merck é o fabricante do complexo vitamínico Citoneurin 5000. No início de junho, o laboratório descobriu que estavam sendo vendidas no Rio amostras falsas do produto.
A megainspeção será realizada pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde e pela recém-criada Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública da Polícia Civil.
Para o delegado Pedro Paulo Pinho, titular da delegacia, o laboratório pode ter responsabilidade no caso da falsificação. "O Merck vai sofrer uma verdadeira devassa, como sofreu o laboratório Schering do Brasil", disse.
O diretor do Merck, Flávio Alves, afirmou que a empresa estará à disposição da Vigilância Sanitária estadual. "Encaramos essa visita como perfeitamente normal. As portas estão abertas, como sempre estiveram. A empresa não tem nada a esconder. Ninguém precisará vir aqui acompanhado de força policial", disse Alves.
De acordo com o delegado Pinho, a "devassa" consistirá na inspeção de "todos os processos laboratoriais" do Merck, além de verificação dos estoques de produtos e de matérias-primas.
Pinho disse que, em princípio, a falsificação ocorreu fora do laboratório. "Parece que foi uma coisa externa, mas a participação de funcionários não está descartada", afirmou.
O diretor do Merck disse que não acredita na conivência de empregados em um esquema de falsificação de medicamentos. Para ele, os responsáveis pela falsificação integram um esquema criminoso bem organizado.
O diretor do laboratório disse que aumentou o número de telefonemas de usuários de produtos da empresa, temerosos de estarem consumindo remédios falsos.
"Está todo mundo com medo de comprar remédios. Muita gente está ligando para saber como proceder", disse.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.