São Paulo, terça, 21 de julho de 1998

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Professor não tem qualificação

da Sucursal de Brasília

No Brasil, 16% dos 219 mil professores que trabalham em pré-escolas não têm a qualificação mínima desejada para atuar na educação infantil.
Essa situação é ainda pior nas regiões Norte e Nordeste.
Os dados constam do novo Informe Estatístico da Educação Básica, divulgado ontem pelo MEC.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os docentes de pré-escola devem ter, no mínimo, 2º grau completo na modalidade conhecida como normal, que forma professores.
Correspondem a essa exigência 65,7% dos professores e 18,2% possuem até mesmo nível superior.

Nível superior

No Nordeste, no entanto, 16,3% dos docentes que atuam nesse nível de ensino não chegaram a completar o 1º grau e 14,8% fizeram apenas até a 8ª série.
O número dos que possuem nível superior está bem abaixo do que a média do país: 4,6%.
A região soma 31,1% de professores da pré-escola com qualificação abaixo da desejada.
No Norte, essa proporção é um pouco menor (30,1%), mas somente 2,3% dos docentes na educação infantil possuem 3º grau completo.
Frequentam pré-escola no país 4,29 milhões de crianças, divididas em 81 mil estabelecimentos.
A maior parte desses alunos (63%) está em pré-escolas municipais. (BB)


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