São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Massa de ar seco que cobre o Estado afasta chuvas

Em dia de calor e poluição, SP completa um mês de tempo seco

DA REDAÇÃO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS

A falta de chuva no Estado de São Paulo está levando a um desagradável cenário: poluição do ar e umidade relativa baixa. As conseqüências são irritações nos olhos e vias respiratórias e até sangramento pelo nariz, por exemplo.
A causa mais recente desse cenário é uma massa de ar seco, que cobre o Estado e barra a chuva. Em algumas regiões, como a capital e Campinas, a estiagem completa hoje 30 dias.
Nesta semana, foi decretado estado de atenção por causa da poluição e da umidade. Sem previsão de chuva no fim de semana, a situação não deve melhorar.
A capital, por exemplo, ontem registrou 30,3C e umidade relativa do ar mínima de 33%. No Estado, anteontem, a qualidade do ar foi considerada má no Ibirapuera e em Santo Amaro (na zona sul da capital), em Diadema e em Sorocaba. Quando isso ocorre, recomenda-se evitar exercícios das 13h às 16h. A qualidade do ar melhorou um pouco ontem, e o estado de atenção foi revogado. Mas nenhuma estação registrou qualidade boa.
Sem precipitação, cai a umidade relativa do ar -quanto de vapor d'água há na atmosfera em relação ao que poderia existir. "O índice médio de 30% tem sido praticamente igual em todo o Estado", disse Jurandir Zullo Júnior, diretor do Cepagri (Centro de Ensino e Pesquisa em Agricultura), ligado à Unicamp.
Há estado de atenção quando a umidade fica entre 30% e 20%. Nesse caso, indica-se umedecer o ambiente, proteger-se do sol e evitar exercícios das 11h às 15h. Quando fica abaixo de 20%, o estado é de alerta -e recomenda-se evitar aglomerações e usar soro fisiológico nas narinas.


Texto Anterior: Saúde privada: Boicote ganha adesão de médico do Hospital SP
Próximo Texto: Prisões lotadas: Déficit de vagas em presídios deve crescer 269% até final de 2007
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.