São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça obriga represas a fornecerem água em MT

FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO

Proprietários de represas de Alta Floresta (a 821 km de Cuiabá) serão obrigados a ceder água gratuitamente para a população local.
Falta água na cidade, de 51 mil habitantes, desde que o rio Taxidermista 1 secou. O uso de represas privadas da região foi uma das soluções encontradas pela concessionária que cuida do abastecimento público.
A Justiça já obrigou o proprietário de uma delas a fornecer a água. Existem 13 represas em Alta Floresta, dentro de propriedades. Algumas delas estão em processo de licenciamento, outras não têm autorização legal.
Dos quatro donos de represas procurados nos últimos dias, em uma -com área equivalente a 2.700 hectares- houve resistência.
Eles reclamaram que a água é necessária para a criação de peixes e para o gado.
Uma liminar, porém, obrigou o fornecimento. O promotor Marcelo Caetano Vacchiano diz que a liminar serve de exemplo para outras represas que serão procuradas.
Com a decisão, técnicos da concessionária captam desde ontem a água no local. Mesmo que as outras nove participem da captação, todas atenderão menos de 50% da demanda da cidade.

RACIONAMENTO
Na próxima semana, a cidade começará a ter racionamento. A previsão é economizar o consumo em 20%.
A prefeitura e a concessionária informaram que um poço artesiano foi reaberto e a água do rio Taxidermista 2, começou a ser canalizada.
Os órgãos esperam que as chuvas, escassas na região nesta estação, voltem daqui a um mês. A concessionária diz que o fenômeno é atípico -há 26 anos não há seca semelhante no local.
Para o promotor, a escassez é resultado do desmatamento. Ele também diz que faltou estudo prévio da empresa sobre o problema.


Texto Anterior: Metade das casas ainda não tem esgoto
Próximo Texto: Coleta seletiva é feita em 1 de cada 5 municípios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.