São Paulo, Sábado, 21 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Resultado surpreendeu pesquisadores, mas ainda é preliminar
Droga pode reduzir risco de câncer

da Reportagem Local

Uma classe de medicamentos já amplamente utilizada para pacientes que sofrem de hipertensão pode reduzir o risco de aparecimento de câncer.
O estudo, realizado pela Clínica de Pressão Arterial de Glasgow, na Escócia, é considerado ainda preliminar, mas chegou a surpreender alguns pesquisadores.
De acordo com Gordon McInnes, pesquisador da Universidade de Glasgow, foram levantados os casos de 5.207 pacientes que passaram pela clínica ao longo de 16 anos. Parte dos pacientes recebia medicamentos inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA), enquanto outro grupo recebeu outra classe de drogas anti-hipertensivas.
Os inibidores da ECA impedem a produção da enzima responsável pelo aumento de pressão arterial, entre outros efeitos metabólicos prejudiciais à saúde. Há vários medicamentos com esse mecanismo de ação. A pesquisa usou enalapril, captopril e lisinopril.
Segundo McInnes, os pacientes hipertensos tratados com inibidores da ECA apresentaram risco 35% menor de desenvolver câncer. Os outros remédios não apresentaram efeito aparente no risco de câncer.
A angiotensina, segundo McInnes, age no crescimento e na proliferação das células. "Se o medicamento bloqueia esse efeito, é possível também que iniba o crescimento das células cancerígenas", afirma. "Mas precisamos aprofundar os estudos." Segundo ele, os pesquisadores estão iniciando pesquisa com uma amostra maior de pessoas. Além disso, estão pesquisando os efeitos desses inibidores em pacientes que já desenvolveram câncer. (PL)

Texto Anterior: Saúde: Covas é vaiado por funcionários do HC
Próximo Texto: SP terá teste gratuito de tipo sanguíneo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.